Sobre o MUNdi
O Modelo das Nações Unidas para a Diplomacia (MUNdi) é uma simulação de organismos internacionais criado em 2011 por alunos de ensino médio em Manaus, Amazonas.
Os participantes, denominados delegados, assumem o papel de um diplomata, um chefe de Estado, ou até mesmo representante de uma organização não governamental, debatendo durante dias acerca das problemáticas pré-estabelecidas em comitês que representam os mais diversos organismos internacionais.
O MUNdi pretende instigar nos jovens o interesse político e social, além de promover um entendimento sobre a estrutura das relações internacionais que ocorrem no mundo e sobre os problemas que a ela pertencem.
Ao longo de uma simulação, o delegado entra em contato com um tema mundial, tem oportunidade de defender um posicionamento e é inserido no contexto dos interesses internacionais, aprendendo a lidar com a política externa do país que representa e a compreender as dos demais presentes.
O que é o MUNdi pra você?
1
Isabelle Queiroz, secretária em 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016
“As pessoas com quem trabalhei nesse mundo de simulações, com certeza, já me ouviram definir o MUNdi como “amor”. Essa definição é válida até hoje; em todos os membros da organização é possível observar aquele brilho no olhar quando falamos do projeto. Mas eu acrescentaria uma definição diferente. O MUNdi é hoje um conjunto de sonhos que (ainda bem) se renovam todos os anos, fazendo com que o projeto cresça cada vez mais. ”
2
Olga Laís, delegada em 2013, diretora em 2015, 2016, 2017 e 2018
“Você é envolvido em uma outra atmosfera, em que cada momento é um aprendizado, uma troca de saber e uma oportunidade de evoluir espiritualmente. Esses dias de setembro simbolizam pra mim um momento de liberdade. Afinal, ser e participar do MUNdi significa abraçar o diferente, o incomum.Como dizia Mario Quintana: "Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente... e não a gente a ele!" E o MUNdi é um dos poemas mais bonitos que já li nesse livro da vida. ”
Rafael Santiago, delegado em 2012, 2013 e 2016
3
“O MUNdi foi o meu primeiro contato com modelos das Nações Unidas – o acompanhei desde o seu surgimento e sinto que cresci com ele. Foi a partir dele que escolhi minha graduação, durante a qual dediquei grande parte do meu tempo a várias outras simulações. Não teria tudo que aprendi nessa jornada se o MUNdi não fosse seu ponto de partida.”